O Tratado de Estado sobre o Jogo

Uma vez que a Internet tornou o jogo e as apostas facilmente acessíveis através das fronteiras estatais, as diferentes legislações estatais deixaram de ser suficientes. Por conseguinte, Em 2008, foi adotada a primeira versão do Tratado de Estado sobre o Jogo. Como o seu prazo era limitado e os primeiros-ministros estatais não conseguiram chegar a acordo sobre a sua renovação, o primeiro tratado expirou de novo em 31 de dezembro de 2011. Desde então, houve várias emendas, um total de três versões do chamado Tratado de Estado sobre o Jogo. A terceira versão funcionou como uma disposição transitória enquanto se trabalhava numa nova edição do tratado.

Finalmente, um novo Tratado de Estado sobre o Jogo entrou em vigor a 1 de julho de 2021. O seu principal objetivo é regular o mercado opaco dos jogos de fortuna ou azar online de uma forma uniforme e refrear as ofertas ilegais.

Mesmo antes do novo Tratado de Estado sobre o Jogo, era possível utilizar serviços de apostas e jogos de fortuna ou azar online na Alemanha, por exemplo com base em licenças de jogo emitidas em Malta, entre outros países, a nível da UE.

Para os consumidores, muitas vezes já não era claro o que era legal e o que era ilegal, e também deu origem a operações de mercado negro não regulamentadas. O Tratado de Estado sobre o Jogo 2021 cria condições mais claras e encoraja os jogadores a afastarem-se do mercado negro.

O Objetivo do Tratado de Estado sobre o Jogo

O Tratado de Estado sobre o Jogo destina-se a prevenir e combater o vício do jogo, a orientar os instintos naturais de jogo da população para canais controlados e ordenados, a combater o mercado negro, a assegurar a proteção dos jovens e dos jogadores através da verificação de idade, a prevenir a manipulação e manter a integridade no desporto.

Que mudanças trará o Tratado de Estado para os fornecedores de serviços de jogo?

O Tratado de Estado sobre Jogo 2021 (GlüStV) introduz um novo regime de licenças na Alemanha para os fornecedores de jogos de fortuna ou azar online e apostas desportivas, conferindo-lhes segurança jurídica. Ao mesmo tempo, pretende-se proteger melhor os consumidores e protegê-los de grandes perdas. O vício do jogo deve também ser prevenido através de várias medidas. Por este motivo, os fornecedores portadores de uma licença de jogo têm de cumprir os novos requisitos desde 2021.

As Novas Medidas Adotadas

Limites de Depósito

Por um lado, aplica-se um limite de depósito aos casinos online. Os utilizadores não podem depositar mais de 1.000 euros por mês em plataformas de jogo. Este limite aplica-se de forma generalizada a todos os fornecedores com uma licença alemã. Ao registarem-se, os utilizadores devem também definir um limite de depósito por eles selecionados. Se posteriormente quiserem alterar o limite, este só entra em vigor decorridos 7 dias, a fim de evitar depósitos impulsivos.

Botão de Pânico

Outra medida para prevenir o vício do jogo é a introdução do chamado “botão de pânico”. Este pode ser pressionado pelo utilizador se tiver a sensação de que está a perder o controlo do jogo. A sua conta será então bloqueada durante 24 horas com efeito imediato.

Limitação de Apostas

A aposta máxima para jogos de casino está limitada.

Para as slot machines, a aposta máxima por jogo é de 1 euro. Uma rodada deve durar pelo menos 5 segundos e não pode ser automatizada – pelo que o jogador deve fazer cada rodada manualmente.

Os jogos de mesa ao vivo, tais como blackjack ou roleta, são proibidos (Cada estado federal pode decidir se concede licenças limitadas aos operadores ou impõe um monopólio estatal para oferecer jogos de casino. Isso significa que certos estados podem restringir os fornecedores de oferecer roleta, blackjack ou bacará). Da mesma forma, são proibidos jogos múltiplos em diferentes casinos online. E mesmo com um único fornecedor, um utilizador só pode jogar numa slot machine de cada vez.

Os fornecedores devem também manter os utilizadores regularmente informados sobre os seus ganhos e perdas. Por outro lado, o número de licenças para jogos de mesa será limitado ao número de locais físicos para casinos em cada estado.

As apostas desportivas já eram legais antes da nova Lei do Jogo de 2021 e reguladas pelas anteriores versões do Tratado de Estado sobre o Jogo. O que é novo para os fornecedores de apostas desportivas é que agora também têm de solicitar uma licença de jogo alemã para poderem continuar a disponibilizar a sua oferta online.

Os profissionais do desporto ativos já não estão autorizados a fazer publicidade a fornecedores de apostas desportivas.

Todos os usuários de casinos e de apostas desportivas online têm de criar uma conta e fazer o login para jogar. O jogo anónimo não é, portanto, possível.

Foi criado um processo de bloqueio para a proteção de menores e jogadores interditos. Este registo centralizado está acessível a todos os fornecedores de jogo.

Ao registarem novos clientes, os fornecedores detentores de uma licença alemã de jogo são obrigados a identificar e autenticar os jogadores e a proceder à sua comparação com o processo de bloqueio. Isto destina-se a impedir que os jogadores que se encontram bloqueados voltem a registar-se junto dos fornecedores.

Os requisitos de verificação de identidade obrigam os fornecedores a adaptar os seus processos de conhecimento do cliente (KYC – know-your-customer) e a implementá-los em conformidade com o Tratado de Estado sobre o Jogo. As verificações de identidade automatizadas podem ser utilizadas para este fim. O identificador automático (IDnow AutoIdent) pode ser facilmente adaptado aos requisitos do Tratado de Estado sobre o Jogo 2021 e assegura uma identificação KYC simples e em conformidade com a lei em apenas alguns minutos.

Responsabilidades do Estado

Ao Regulador do jogo compete fiscalizar o cumprimento das disposições de direito público promulgadas pelo ou nos termos do atual Tratado de Estado, impedir o jogo ilegal e a publicidade ao jogo ilegal(1). A autoridade responsável por todos os Estados Federais ou do respetivo Estado Federal pode promulgar as decisões que forem necessárias em casos específicos.

Pode tomar as seguintes medidas, sem prejuízo de outras medidas previstas no presente Tratado de Estado e outras disposições legais, em particular:

  • 1. Solicitar, a qualquer momento, informações e a apresentação de todos e quaisquer documentos, elementos e provas necessárias para as inspeções referidas na primeira frase (1), e para entrar em qualquer instalações comerciais e espaços de jogo públicos onde se organizam ou promovem jogos de fortuna ou azar para o cumprimento dos objetivos de tais inspeções durante as horas normais de expediente e de trabalho;
  • 2. Estabelecer requisitos sobre a organização, desempenho e intermediação de jogos públicos de fortuna ou azar e publicidade aos mesmos, bem como sobre o desenvolvimento e implementação de um conceito social;
  • 3. Proibir a organização, execução e intermediação de jogos de fortuna ou azar ilícitos, bem como qualquer publicidade associada;
  • 4. Proibir as entidades envolvidas nas operações de pagamento, em particular as instituições de crédito e de serviços financeiros, mediante notificação prévia sobre ofertas de jogos ilegais, de participar em operações de pagamento de jogos ilegais.
  • 5. Após notificação prévia sobre ofertas de jogos ilegais, tomar medidas para bloquear essas ofertas junto dos fornecedores de serviços responsáveis, nos termos da Lei da Telemedia, em particular os fornecedores de ligações e os agentes de registo…

Patrocínio e Financiamento

A instituição é gerida de acordo com princípios comerciais e considerações económicas, tendo em conta as particularidades resultantes das tarefas da instituição:

  • 1. Os Estados Federais são os patrocinadores da instituição (Estados patrocinadores). São simultaneamente utilizadores da instituição.
  • 2. Os Estados patrocinadores comprometem-se a assegurar que a instituição é financiada adequadamente.
  • 3. Os Estados patrocinadores fornecem os recursos financeiros previstos no plano económico aprovado, numa base proporcional, de acordo com a fórmula de Königstein modificada para a instituição (contribuições financeiras). A fórmula Königstein adaptada à instituição é a fórmula Königstein publicada no Federal Gazette, convertida para os Estados patrocinadores e arredondada para cinco casas decimais. A percentagem apresentada no Diário da República para cada estado patrocinador é dividida pela soma das quotas percentuais de todos os estados patrocinadores e depois multiplicada por 100 por cento. A atual fórmula de Königstein, adaptada à instituição, aplica-se a todos os pagamentos.
  • 4. Para o exercício financeiro de 2021, a instituição recebe 3 milhões de euros que são suportados pela Estados patrocinadores em conformidade com a fórmula de Königstein adaptada à instituição, em conformidade com o parágrafo 3(2) a (4) e devem ser entregues à instituição até 30 de setembro de 2021.
  • 5. A instituição é gerida de acordo com princípios comerciais e considerações económicas, tendo em conta as particularidades resultantes das tarefas da instituição. A contabilidade da instituição baseia-se nos princípios da contabilidade de dupla entrada (dupla entrada estatal). O ano fiscal é o ano civil. Os estatutos regulam os pormenores da gestão orçamental e económica.
  • 6. Os pormenores do financiamento são regulados num acordo administrativo.

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